Festa da Carnaúba
ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DO ESTADO DO CEARÁ
As organizações indígenas desempenham um papel crucial na proteção dos direitos, da cultura e do território das comunidades indígenas no Ceará.
Claro! Existem várias organizações indígenas no Brasil que trabalham para proteger os direitos, a cultura e o território das comunidades indígenas.
Na luta pela recuperação dos territórios, pelo reconhecimento étnico e por autonomia. Buscam, junto ao Estado, políticas públicas específicas de saúde, educação e sustentabilidade.
Algumas Organizações Indígena a nível Brasil:
-
APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil)
-
CIMI (Conselho Indigenista Missionário)
-
COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)
-
APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo)
Citamos aqui algumas Organizações indígenas parceiras de luta no nosso Estado:
OPRINCE
Os professores e professoras indígenas são importantes atores na construção da luta coletiva e dos projetos políticos pedagógicos de seus povos. A Organização dos Professores e Professoras Indígenas do Ceará tem atuado na defesa de uma educação escolar indígena de qualidade, que reconheça e valorize os saberes tradicionais dos povos.
COJICE
A Comissão de Juventude Indígena do Ceará é uma organização representativa dos jovens indígenas, atuando no fortalecimento do protagonismo juvenil e na promoção e defesa do direito de viver e ser feliz dos jovens.
APOINME
Organização regional dos povos indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo e componente da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Tem atua na articulação e promoção dos direitos dos povos indígenas de dez estados que compreendem uma população de aproximadamente 215 mil indígenas.