top of page
ini_acervo_001.jpeg

ACERVO DOCUMENTAL DA
ANTIGA PASTORAL INDIGENISTA

O acervo documental da antiga Pastoral Indigenista foi formado a partir do trabalho de colaboração, assessoria e acompanhamento das mobilizações de diversos grupos sociais que se organizavam em busca da conquista de direitos no estado do Ceará, a partir da década de 1980.

Pastoral Indigenista da
Arquidiocese de Fortaleza

O Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza é uma organização não governamental, vinculada a Arquidiocese de Fortaleza, fundada em 1982 para atuar na promoção dos direitos humanos de públicos e populações em situação de vulnerabilidade no estado do Ceará.
O acervo documental da antiga Pastoral Indigenista foi formado a partir do trabalho de colaboração, assessoria e acompanhamento das mobilizações de diversos grupos sociais que se organizavam em busca da conquista de direitos no estado do Ceará, a partir da década de 1980.

NOTÍCIAS

Centenário de Dom Aloísio Lorscheider

Dom Aloísio Lorscheider foi um frei da Ordem dos Franciscanos Menores e Cardeal da Igreja Católica.

Audiência Pública

Ocorreu hoje, 24 de maio, no Município de Poranga-CE, audiência Pública organizada pela Defensoria Publica do Estado do Ceará e Secretaria d

História

Em 1994, com a separação do CDPDH da Cáritas Arquidiocesana, a Pastoral Indigenista foi incorporada à entidade, transformada na equipe da Temática Indigenista.Continuaram as atividades da Pastoral, através da assessoria jurídica e do acompanhamento dos processos judiciais de demarcação das terras, reuniões com lideranças, formação política, realização de eventos e apoio ao fortalecimento dos processos de organização comunitária dos povos indígenas. O coniunto de documentos acumulados em mais de trinta anos de atuação junto à sociedade civil contém uma diversidade de registros produzidos por sujeitos coletivos que constituíram redes de ação e apoio mútuo, em um momento fundamental de mobilização popular no contexto da redemocratização brasileira. 

acervo_1

Herança Pastoral Indigenista

O acervo do CDPDH, que herdou o material da Pastoral Indigenista, foi formado durante esse processo, testemunhando um importante momento na história das lutas sociais no Ceará. Diante da relevância do acervo para a história indigena do Ceará contemporâneo, da necessidade de sua salvaguarda e do desejo de tomá-lo acessível ao público foi elaborado o projeto Tratamento Técnico e Digitalização do Acervo Documental da antiga Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Fortaleza. Realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará(UFC), em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) e intermediados pelos esforços dos integrantes do Projeto Historiando, realizou-se o tratamento técnico (identificação/arrolamento, higienização, acondicionamento e armazenamento) e digitalização do acervo documental da Pastoral indigenista da Arquidiocese de Fortaleza.

acervo_2
ANCORA ACERVO

NOTÍCIAS

bottom of page