Audiência Pública
QUEM SOMOS
Doações
Banco Bradesco | Agência 0452-9 | C/C 209.124-0
MISSÃO
Atuar na DEFESA e PROMOÇÃO dos direitos humanos de públicos e populações em situação de vulnerabilidade, população indígena e comunidades tradicionais, através do acompanhamento jurídico e socioeducativa, sendo presença solidária no combate às injustiças e na construção de uma sociedade justa e fraterna.
Instrumento de luta por direitos e cidadania
Em sua história, o CDPDH tem se mostrado um grande aliado das comunidades indígenas na efetivação e na busca de seus direitos. Atuando na educação jurídica popular através da formação das comunidades na conscientização de seus direitos, na proposição de políticas públicas e no apoio jurídico.
Durante os seus 42 anos de existência, o CDPDH revelou-se uma referência na luta pelos Direitos Humanos no Ceará, sendo parte de diversos Conselhos Públicos e estando a frente de grandes debates e discussões das políticas de Direitos Humanos a nível local e nacional.
Linha de atuação
População em situação de vulnerabilidade
Apoio às comunidades vulneráveis, especialmente na defesa do direito à terra e moradia para populações de baixa renda na região de Fortaleza e sua área metropolitana.
Indigenista
Acompanhamento e assessoria jurídica e organizacional aos povos indígenas do Estado do Ceará, visando à preservação do seu direito à terra, a viver dignamente, e despertar a sociedade para a identidade indígena afastando o preconceito e a discriminação.
Promoção, proteção e defesa dos direitos humanos
Atuação histórica na defesa dos Direitos Humanos, desenvolvendo trabalhos que colaboram na proteção dos defensores dos Direitos Humanos, dando apoio institucional e jurídico a lideranças ameaçadas e criminalizadas. A história da instituição resulta de uma opção da igreja de Fortaleza pelos pobres e excluídos.
O Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza nasceu no ano de 1982 por decisão do Conselho de Pastoral da referida Arquidiocese, sendo pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária, de caráter pastoral, e foi constituído sob forma de associação. A sua criação insere-se no contexto do trabalho das Comunidades Eclesiais de Base, que animadas pelo Arcebispo de Fortaleza D. Aloísio Lorscheider lutavam pelos direitos dos mais pobres e excluídos, sobretudo por moradia.
Nesse contexto, a Igreja de Fortaleza criou uma instituição que colaborasse juridicamente e organizacionalmente na luta dos grupos mais vulneráveis e oprimidos tanto em seus direitos individuais como nos direitos coletivos.
Com mais de quatro décadas de existência, o CDPDH continua a ser uma voz vital na promoção dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Sustentabilidade
Para fortalecer a nossa atuação e continuar na missão de promotores da vida em abundância, o CDPDH também conta com a solidariedade e o engajamento de pessoas físicas, jurídicas e financiadores internacionais que anseiam por um mundo mais justo e solidário.