Hoje, 12 de setembro, realizou-se a 21ª Reunião do Comitê Gestor do Acordo Tapeba. O acordo, homologado judicialmente em 2016, se deu entre o Município de Caucaia, o Estado do Ceará, a Funai e os Indígenas Tapeba.
Entre outras finalidades, o instrumento tem como objetivos principais os de garantir a demarcação da terra indígena Tapeba, bem como fornecer condições dignas de moradia e de preservação da cultura da etnia.
Entre os participantes estavam representantes da Procuradoria do Estado do Ceará, do Município de Caucaia, Defensoria Pública da União, IDACE, SEDUC, DSEI, CDPDH, FUNAI e outros.
Neste primeiro momento, buscou-se retomar as atividades do Comitê, paralisado anteriormente em razão da pandemia do Covid-19, para que sejam cumpridos devidamente os demais pontos do acordo ainda pendentes.
Após diversas rodadas de atualizações e encaminhamentos, espera-se que as instituições finalizem a análise de conjuntura até próxima reunião para que haja prosseguimento na efetivação do acordo e dos esforços de luta do povo Tapeba.
Comments