top of page

BOA LEITURA

Desejamos a você uma boa leitura e esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e interessantes. Aproveite!

COMPARTILHE

XVIII Feira Cultural, XIX Festa da Carnaúba e XVII Jogos Indígenas Tapeba



Acontece às margens da Lagoa dos Tapeba, onde a mesma tem importância no processo de estruturação do povo Tapeba em Caucaia, já que a mesma deu origem a nossa etnia. A Feira, quando idealizada foi pensada diante da diversidade cultural entre as comunidades indígenas Tapeba, havendo assim, necessidade de intercâmbios entre elas. A mesma vem acontecendo anualmente desde 2000 por iniciativa dos professores preocupados com a discriminação e preconceito por parte da sociedade cearense, em especial do município de Caucaia em não respeitar a concepção de Educação Escolar Específica e Diferenciada, Intercultural Indígena Tapeba.

Além de rituais sagrados, modalidades esportivas, apresentações culturais das escolas indígenas Tapeba, desfile de vestimentas tradicionais oriundas da carnaúba e exibição de vídeo, a feira contará com exposição de artesanatos, trabalhos produzidos por alunos e artesãos da comunidade indígena, medicina tradicional, bebidas e comidas da culinária tradicional Tapeba como, por exemplo, a “farofa de cobra”.

“... A arte por estar presente em todas as culturas, ser estudada na escola indígena, permite compreender as relações entre o particular e o universo, as semelhanças e diferenças entre tantos povos da época e lugares distintos...”


446 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page