"O fortalecimento do movimento indígena do Ceará se dá através da unidade coletiva e da mobilização permanente, para resistir diante de violações de direitos e retrocessos".
Entre os dias 17 e 21 de julho de 2023, aconteceu na aldeia Gameleira do povo Tapuya-Kariri nos municípios de São Benedito e Carnaubal na Serra da Ibiapaba a XXVII Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará. Com aproximadamente 400 indígenas de todo o estado do Ceará, discutindo pautas de interesses coletivos para os povos indígenas.
O evento contou com aproximadamente 400 indígenas de todo estado, Organizações Indígenas, Parceiros e Órgãos do Estado para discutir pautas de interesses coletivos para os povos.
A equipe do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza - CDPDH esteve presente apoiando em todo evento.
Estiverem presentes Weibe Tapeba, Secretário da SESAI; Juliana Alves, Secretaria dos Povos Indígenas - SEPIN/CE; Lucas Guerra, Coordenador do DSEI/CE; Ceiça Pitaguary, Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial dos Povos Indígenas; Thiago Anacé, Coordenador da FUNAI/CE; Lucinha Tremembé, Coordenadora Geral de Participação e Controle Social da Saúde Indígena; Celso Xucuru-Kariri, Coordenador do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena; Paulo Tupinikim, Coordenador Executivo da APOINME;
Aconteceu o Lançamento do Concurso para Professoras e Professores Indígenas do Ceará com o Governador Elmano de Freitas, um marco histórico para os povos indígenas do Ceará.