top of page

BOA LEITURA

Desejamos a você uma boa leitura e esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e interessantes. Aproveite!

COMPARTILHE

Semana da Criança e do Adolescente Indígena

Atualizado: 16 de ago. de 2023

"Resistindo, brincando e vivendo"






No ano de 2022 o CDPDH - Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza teve a felicidade de celebrar, em parceria com a OPRINCE - Organização de Professores Indígenas do Ceará, a II Semana da Criança e do Adolescente Indígena com o tema: Resistindo, brincando e vivendo.

Todas as escolas indígenas são convidadas a realizar atividades com as crianças e adolescentes indígenas sobre a luta territorial, a resistência e o movimento indígena.


Essa semana tem por objetivo fortalecer a luta territorial através da sensibilização das crianças e adolescentes como agentes da transformação e da defesa do bem coletivo dos povos. A luta é permanente para os povos originários e inicia desde o berço, pois a partir do engajamento das crianças é que se cria e forma as novas lideranças.




"As crianças são a continuação de nossas lideranças".



Tivemos a alegria de visitar as Escolas Indígenas Tabajara do Olho D´água dos Canutos na Serra das Matas e Potyguara de Jucás no município de Monsenhor Tabosa e as Escolas Indígenas Jardim das Oliveiras na aldeia Cajueiro e na aldeia Umburana no município de Poranga - Ceará. Porém, as demais Escolas Brolhos da Terra em Itapipoca e Direito de Aprender do povo Anacé em Caucaia também participaram desse momento de fortalecimento com as crianças e adolescentes indígenas.



Escola Indígena Tabajara - Monsenhor Tabosa



Escola Indígena Potyguara de Jucás - Monsenhor Tabosa




Escola Indígena Jardim das Oliveiras (Anexo) - Cajueiro/ Poranga




Escola Jardim das Oliveiras - Umburana/Poranga



Escola Indígena Brolhos da Terra - Tremembé/Itapipoca




Escola Indígena Direito de Aprender - Anacé/Caucaia


"Pela liberdade de brincar, sonhar e de viver com o que é simples, que possamos dar Viva as Criança e aos Adolescente indígenas."

197 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page