top of page

BOA LEITURA

Desejamos a você uma boa leitura e esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e interessantes. Aproveite!

COMPARTILHE

Encontro da Juventude Indígena do povo Kanindé

Atualizado: 23 de out. de 2022


Nos dias 07 e 08 de outubro de 2022, aconteceu na aldeia Fernandes no município de Aratuba onde reside o povo Kanindé, o “Encontro da Juventude Indígena Kanindé” em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza - CDPDH, Coordenação de Juventude Indígena do Ceará - COJICE, Juventude Indígena Conectada - JIC, Associação Indígena Kanindé - AIKA e a Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos.



O momento contou com a presença dos jovens da aldeia Gameleira/Canindé, Balança e Fernandes no município de Aratuba. Foram dois dias de rodas de conversas sobre a História de luta do povo Kanindé com a participação da liderança Cícero Pereira, Reginaldo Kanindé e Jozueldo Kanindé, Território e luta dos indígenas com a participação de Nilton Kanindé, a advogada e indígena, Milena Kanindé, o advogado do CDPDH, Lucas Guerra e Elenilson Kanindé.

Foi um momento enriquecedor, pois foi compartilhado as vivências, as lutas dos ancestrais, bem como, das lideranças, onde contam o que passaram para que hoje tenham uma Escola, um Posto de Saúde e tantas outras conquistas. Porém, a maior delas ainda está por vir, a Demarcação do Território.



Oficinas sobre Redes Sociais com o Coordenador da COJICE, Madson Pitaguary, Fotografia com Iraê Tremembé, membro da COJICE e JIC, Victor Kanindé e Everardo Kanindé, ambos fazem parte da JIC e a oficina de Cordel com o professor e mestre Reginaldo Kanindé.




Fortalecer a juventude indígena Kanindé é um dos passos para o engajamento na luta pelo território e o fortalecimento da cultura e identidade do povo.

Ao final do encontro, houve uma pequena trilha pelo território Kanindé, guiada pela liderança Cícero e professores da escola indígena e o ritual sagrado do toré.




126 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page