top of page

BOA LEITURA

Desejamos a você uma boa leitura e esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e interessantes. Aproveite!

COMPARTILHE

Ceará - Paraíba

Atualizado: 8 de ago. de 2023

Entre os dias 18 a 22 de janeiro de 2023, aconteceu na aldeia Vitória - PB, no povo Tabajara o intercâmbio entre as juventudes e Organizações Indígenas do Ceará e o povo Tabajara da Paraíba.




O Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza - CDPDH, promoveu esse encontro entre os povos para terem um melhor conhecimento das lutas e cultura dos Tabajara da Paraíba, bem como, a troca de saberes, experiências e energias .


Os Tabajara, por um longo período sofreram com a tentativa de silenciamento de seu povo. Cacique Ednaldo, por sua vez, relata que a presença de indígenas do Nordeste dentro do território Tabajara, mostra a força que os povos originários têm.


São povos que residem no litoral sul da Paraíba, mais especificamente nos municípios de Conde, Alhandra e Pitimbu. Onde puderam visitar as aldeias Vitória e Barra de Gramame.





O momento foi de partilhas, muitas trocas de conhecimentos, onde foi feito oficina de pinturas corporais em que os jovens do Ceará e os Tabajara da Paraíba puderam tomar conhecimento das técnicas das pinturas. Desde o tirar o fruto do jenipapo da árvore, até o traço preciso que fazem.




Os jovens tiverem o privilégio de visitarem Dona Maria, um tronco velho da aldeia Vitória que com seus 88 anos de idade continua na produção de peças de cerâmica.




"Dona Maria é uma pessoa contagiante! De um sorriso lindo e um abraço acolhedor".

Além da cerâmica, dona Maria e sua filha cuidam de plantas medicinais no quintal de casa, pois devido a cidade ser um pouco distante da aldeia, quando sentem alguma dor ou algo que vejam que possa ser tratado com as ervas que elas mesmas plantam e cuidam, preferem ficar em casa. Fazem chás, xaropes e banhos.



Dentre tantos conhecimentos adquiridos e partilhados, cacique Ednaldo fez a dinâmica de contar e mostrar um pouco da história de seu povo através de visitas a aldeia Barra de Gramame, onde reside cacique Carlinhos e sua família e em algumas praias onde também são território Tabajara.





Em uma dessas visitas, especificamente próximo a praia de Tambaba, cacique Ednaldo chamou atenção para o barulho de motosserras na mata que faz parte do território de seu povo. Contudo, o desmatamento e a invasão no território do povo Tabajara - PB, se torna algo crescente, no entanto, o povo resiste.


Com seus rituais sagrados, os Tabajara buscam se fortalecer e parar quaisquer que sejam os empreendimentos que os brancos queiram construir em suas terras.




Visitamos o mirante chamado de "Dedo de Deus" 



Foram momentos de extrema importância que as juventudes indígenas do Ceará e o povo Tabajara da Paraíba vivenciaram.


Arrancaram as nossas folhas. Quebraram os nossos galhos. Cortaram os nossos troncos, mas esqueceram de arrancar as nossas raízes. E o povo Tabajara da Paraíba está? Vivo!!!

Link dos registros feitos pelos comunicadores da JIC:



139 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page