top of page

BOA LEITURA

Desejamos a você uma boa leitura e esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e interessantes. Aproveite!

COMPARTILHE

Registro de imagens ATL 2024

Entre os dias 22 a 26 de abril de 2024, aconteceu a 20ª edição do Acampamento Terra Livre no Eixo Monumental (FUNARTE) em Brasília - DF.

Com o tema: "Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui".


O Acampamento Terra Livre de 2024 foi um marco para os 305 povos indígenas do Brasil, reunindo lideranças de diversas etnias para discutir questões cruciais como demarcação de terras, preservação ambiental e direitos humanos.


Este evento anual é vital, pois proporciona um espaço para fortalecer laços comunitários, compartilhar experiências e reivindicar os direitos historicamente negligenciados dos povos indígenas dos 6 biomas do Brasil (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal).


Além disso, serve como uma plataforma para sensibilizar a opinião pública e pressionar o governo a adotar políticas que respeitem e protejam as culturas e territórios indígenas. O Acampamento Terra Livre é mais do que uma reunião; é uma manifestação poderosa de resistência e solidariedade, destacando a importância vital da voz indígena na construção de um Brasil mais justo e inclusivo.


Dia 21 - Chegada das delegações; Rezo de acolhimento dos povos.


Dia 22 - Resistência Indígena Boas vindas e acordos de convivência; Informes gerais e apresentação da programação geral; Apresentação das delegações Indígenas; ATL 20 anos: Ferramenta de luta política do Movimento Indígena; Homenagem às lideranças históricas do Movimento Indígena; Plenária "Anciãos, Anciãs e Juventude Indígena: Teias de Resistência e Fortalecimento da luta"; Leitura e Entrega de Carta Manifesto do Movimento Indígena; Ato em homenagem à Nega Pataxó e de denúncia à violência contra lideranças indígenas; Noite Cultural Indígena.


Dia 23 - Direitos Indígenas não se negociam - Apresentação das delegações e concentração para a marcha; Marcha #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam; Sessão Solene no Congresso Nacional: ATL 20 anos; Plenária "Os desafios enfrentados pelos povos indígenas frente à aprovação da Lei do Marco Temporal"; Manifestação do Povo Avá Guarani; Plenária "Mulheres Biomas na construção de agendas rumo a COP 30"; Noite Cultural Indígena.


Dia 24 - Políticas pelo Bem viver indígena - Plenária "Construindo Caminhos para uma Educação Escolar Indígena Efetiva: Desafios e Perspectivas"; Plenária "AGSUS: Entendendo os riscos para que não haja retrocessos"; Plenária "Saúde Mental e Bem Viver dos povos Indígenas do Brasil"; Plenária "Articulação internacional entre os povos indígenas: Defendendo Nossos Direitos nas agendas do clima e da biodiversidade"; Noite Cultural Indígena.


Dia 25 - Sempre estivemos aqui - Plenária "Avanços e desafios na Implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI)"; Apresentação do Diagnóstico Territorial das Terras Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo; Plenária "Cenário Atual dos Territórios Indígenas e a retirada de direitos na Amazônia"; Plenária "Caminhos para efetivação do Acesso à Justiça pelos Povos Indígenas"; Concentração para Marcha | Unidade na luta - Mobilização Nacional Indígena e Movimentos Sociais Concentração para a Marcha; Marcha "NOSSO MARCO É ANCESTRAL". SEMPRE ESTIVEMOS AQUI!"; Noite Cultural Indígena.


Dia 26 - Diga ao povo que avance! - Plenária "Vozes Ancestrais, Conexões contemporâneas: A comunicação Indígena em perspectiva"; Plenária "Justiça de Transição, por reparação e não repetição dos crimes cometidos pela ditadura contra os povos indígenas"; Plenária "Aldear a Política: Reparações e Ações afirmativas"; Apresentações culturais das delegações indígenas; Plenária Final do ATL: "524 anos de resistência e 20 anos de ATL"; Noite Cultural Indígena.









37 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page