top of page

Boa leitura!

Desejamos a você uma boa leitura e esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e interessantes. Aproveite!

COMPARTILHE

Seminário Povos Indígenas

Atualizado: 4 de out. de 2023

DEMARCANDO SUA RESISTÊNCIA, RETOMANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS

A Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará - SEPIN/CE e o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza - CDPDH, em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará - SECULT, realizaram no dia 23 de setembro, o “Seminário: Povos Indígenas demarcando sua resistência, retomando as políticas públicas”.


O evento teve início as 14h, no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (Av. Barão de Studart, 410 - Meireles), em Fortaleza/Ce. Contou com duas mesas temáticas, posse simbólica de lideranças indígenas a nível estadual e nacional, e, encerrando as atividades, o I Festival de “Música Indígena do Ceará - Expressão da luta e da ancestralidade”.


Oitenta indígenas, de todo o Ceará, além de convidados, participaram da mesa temática 1 - Políticas Indigenistas no Ceará: Articulação, mobilização e organização. Diálogo entre as instituições públicas indigenistas do Ceará, com a participação de Martinho Alves (Assessoria da Presidência da FUNAI - Brasília); Lucas Guerra (Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena); Juliana Alves (Secretária da Secretaria dos Povos indígenas do Ceará), com mediação de Dourado Tapeba (Assessor Indígena Regional).

E na mesa 2 - Movimento Indígena do Ceará: Trajetória de luta, resistência e mobilização com a participação de Weibe Tapeba (Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde); Ceiça Pitaguary (Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas), com mediação de Cassimiro Tapeba (Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo).

Local: Sala Imersiva do MIS


Logo após as mesas temáticas, aconteceu a Cerimônia de Posse Popular: Secretaria dos Povos Indígenas, Coordenação do DSEI/CE, Coordenação da FUNAI/CE, Secretaria de Saúde Indígena da SESAI e Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do MPI e o I Festival de Música Indígena do Ceará - Expressão da luta e da ancestralidade.

Local: Praça MIS





Registros: Clara Kanindé / Victor Kanindé

29 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page