top of page

Boa leitura!

Desejamos a você uma boa leitura e esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e interessantes. Aproveite!

COMPARTILHE

Povos Indígenas e Justiça de Transição

A coordenadora de projetos do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) da Arquidiocese de Fortaleza, Kelanny Oliveira, esteve presente no encontro “Povos Indígenas e Justiça de Transição: memória, verdade, reparação e não-repetição”, que ocorreu no dia 29 de agosto de 2023 na Universidade de Brasília.

No presente momento, Kelanny recebeu um HD com os arquivos digitalizados do Centro de Documentação e Memória Indígena Cardeal Dom Aluísio Lorscheider. O referido acervo é composto de mais de 30 mil documentos, dentre estes, recortes de jornais, cartas, mapas, folders, cartazes, fotografias etc.

O acervo do CDPDH é registro da luta e resistência dos povos indígenas e é de grande interesse histórico e acadêmico. Por essa razão, foi estabelecida uma parceria com o Armazém Memória, um dos maiores acervos indigenistas do Brasil, visando possibilitar o acesso de pesquisadores, de indígenas e de interessados na luta dos povos do Ceará, além de ser um importante instrumento de educação para os direitos humanos. Dessa forma, através de uma plataforma moderna de busca se tornará muito mais prático pesquisar e se aprofundar nesse rico acervo, além de estar integrado a outros importantes registros dos povos indígenas do Brasil.

Na comitiva do Ceará estavam, João Paulo Vieira, do Projeto Historiando; Rivaldo Tremembé e Merremii Karão Jaguaribaras.

O encontro faz parte do projeto do Centro de Referência Virtual Indígena, com realização do Instituto de Políticas Relacionais, parceria com o Armazém Memória e apoio da Embaixada Real da Noruega no Brasil.

Em 2020, Marcelo se tornou parceiro do CDPDH na organização e na disponibilização do acervo da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Fortaleza, instrumento de divulgação da luta dos povos do Ceará na defesa da vida e de seus territórios.


3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page