top of page

Boa leitura!

Desejamos a você uma boa leitura e esperamos que as informações apresentadas sejam úteis e interessantes. Aproveite!

COMPARTILHE

III Marcha das Mulheres Indígenas

Atualizado: 22 de set. de 2023

Começou em 11 de setembro, a III Marcha das Mulheres Indígenas com o tema: Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade pelas Raízes Ancestrais. As mulheres estarão no acampamento no período de 11 a 13 de setembro, mostrando sua diversidade de cultura e lutando por direitos e defesa de todos os biomas brasileiros.


O dia iniciou com apresentação das delegações na abertura oficial da Marcha, em seguida as mulheres se dividiram em grupos de trabalhos temáticos por biomas: Emergências Climáticas, Biodiversidades, Reflorestarmentes, Saúde Mental, Acessibilidade Indígena e Violência de Gênero.


No período da tarde houve apresentação dos grupos temáticos: Biomas, Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Caatinga e Pampa. Ocorreu também o Tribunal das Ancestralidades - Júri das Mulheres Indígenas, cujo objetivo foi discutir as violências às quais as mulheres indígenas são submetidas, não apenas as físicas, mas também as psicológicas, raciais e, principalmente, as sexuais. Ainda no período da tarde aconteceu o Lançamento Oficial da Cartilha “Conhecendo os direitos básicos é construindo estratégias de enfrentamento as violências contra o nosso corpo território”.


Na agenda externa, as mulheres biomas participaram da Sessão Solene “Reflorestando o Congresso”, na Câmara dos Deputados. 500 mulheres representam a diversidade de corpos territórios Indígenas presentes na III Marcha das Mulheres na Câmara.




12 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page