
Na data em que se celebra o Dia dos Povos Indíegnas, o CDPDH quer aqui expressar a honra de estar junto com as comunidades indígenas do Ceará, ajudando a construir suas lutas, colaborando no pleito por seus direitos fundamentais e contribuindo para o fortalecimento da sua cultura e a manutenção das suas conquistas.
Ao analisar as profundas sequelas trazidas pela desigualdade social que aqui se eterniza, em 1982 a Arquidiocese de Fortaleza decidiu pela criação do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos - CDPDH, tendo esta entidade o fim único de Promoção dos Direitos Humanos, em especial ao direito à Terra e Moradia.
Visando isto, o CDPDH, contando seus 37 anos, celebra juntamente com os povos indígenas do Ceará e do Brasil todas as suas conquistas até aqui alcançadas, tendo na certeza que ainda há muito por fazer pela reafirmação da cidadania indígena, pelo direito às terras tradicionalmente ocupadas por índios, pela educação e saúde indígena, pela dignidade e plenitude no desenvolvimento da vida do indígena.
O CDPDH renova os votos de coragem e determinação para seguir em defesa dos povos tradicionais que ainda sofrem com os interesses diminutos de grupos anti-fraternais.