Av. Dom Manoel, 339 - Centro 
60060-091 Fortaleza/CE

(85) 3388-8708

FILIADO AO MNDH

© 2019 CDPDH

O acervo documental da antiga Pastoral Indigenista foi formado a partir do trabalho de colaboração, assessoria e acompanhamento das mobilizações de diversos grupos sociais no Estado do Ceará, a partir da década de 1980. Eram povos indígenas e pescadores, encarcerados, organizações de bairros e favelas, entidades civis e sindicais, de trabalhadores rurais e urbanos, entre outros, que àquele momento se organizavam em busca da conquista de direitos sociais. Em 1994 a pastoral indigenista foi incorporada ao CDPDH, transformada na equipe da Temática Indigenista. 

PESQUISA

Visando disponibilizar este conjunto documental para a sociedade cearense e brasileira, estamos disponibilizando, por meio de Drive Virtual, parte integrante dessa documentação.

Francisco Daniel Araújo da Silva,

o Cacique Daniel. Reserva Pitaguary (In memoria)

Conjunto documental, disponibilizado por categorias em Drive.

O Centro de Documentação e Memória Indígena Dom Aloísio Lorscheider, homenagem ao Arcebispo de Fortaleza (1973 a 1995), fundador da Pastoral Indigenista, do CDPDH e importante propulsor da luta indígena.

O referido acervo é composto de mais de 25 mil documentos, dentre estes, recortes de jornais, cartas, mapas, folders, cartazes, fotografias, documentação contábil e administrativo-financeira, ofícios, atas de reunião, panfletos, gravações em áudio e vídeo (VHS e cassete), relatórios, cadernos, livros e etc., que agora integram o Núcleo de Documentação Histórico-Cultural/NUDOC, vinculado ao Departamento de História da instituição e que possui condições adequadas para o armazenamento e a disponibilização para todos os interessados.